QUEM SOMOS
A equipe multidisciplinar da MELOTTO & RODRIGUES ADVOCACIA tem a frente o advogado e administrador de empresas, de consolidada carreira profissional, GILSON CÉSAR RODRIGUES, e o jovem e promissor advogado GABRIEL MELOTTO. A junção da experiência com a juventude concretiza a auspiciosa parceria e norteia o sólido futuro.
Gilson César Rodrigues

Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio, de São Paulo (SP), pós-graduado em Direito Civil e Empresarial também pela Faculdade Damásio, de São Paulo (SP), e Graduado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - Faculdade Objetivo, de Rio Verde (GO), com diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão na área do direito.

Eleito juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/GO e Presidente da 13ª Câmara de Julgamento (gestão 2022/2024).

Árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação (CAM) da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (GO).

Nomeado em vários processos judiciais como administrador judicial, liquidante judicial, perito e administrador de massa insolvente.

MBA - Master in Business Administration - em Gestão Empresarial e Financeira pela UniRV - Universidade de Rio Verde, Rio Verde (GO), pós-graduado em Recursos Humanos (inc.), na UnC - Universidade do Contestado, Curitibanos (SC) e Graduado em Administração de Empresas pela UnC - Universidade do Contestado, em Fraiburgo (SC).

Na esfera pública, por mais de sete anos, contribuiu como Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Município de Rio Verde (GO) e Diretor de Indústria e Comércio do Município de Fraiburgo (SC).

No setor privado atuou além de vinte anos na área de gestão de empresas como Perdigão Agroindustrial S.A., hoje Brasil Foods, Global Village Telecom (GVT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação (IPDE), Paulomaq Produtos Agropecuários e Rede Conquista de Supermercados.

Exerceu a função de Professor por nove anos, trabalhando no Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - Faculdade Objetivo, de Rio Verde (GO) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Florianópolis (SC).

Profere palestras nas áreas em que atua, além daquelas ligadas a arte de falar e se comunicar em público. Comentarista de programa jornalístico de rádio!

Gabriel Melotto Rodrigues

Jovem advogado.

Trabalho de conclusão de curso com foco em herança digital.

Ensino Superior em Direito na UFU - Universidade Federal de Uberlândia/MG. Membro da LIGARE – Liga de Direito dos Negócios de Uberlândia, de setembro de 2017 a abril de 2019 e Diretor de Esportes da AAADU – Associação Atlética Acadêmica Direito UFU, gestões 2019 a 2021.

Estagiário de Direito no Fórum da Comarca de Uberlândia/MG, de abril de 2019 a maio de 2021, tendo atuado no Gabinete da Vara de Família e Escrivania da Vara Civel.

No ensino médio, moldado no Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás, Unidade Carlos Cunha Filho, de Rio Verde/GO. Por diversas vezes condecorado com o Alamar Legião de Honra pelo desempenho escolar. Praticante de esportes, handebol e xadrez, com títulos regionais conquistados. Membro da Banda Marcial do Colégio.

Formado em Inglês pela Pink and Blue Freedom, com fluência na língua e viagens ao exterior, principalmente Londres, Paris e outros países da Europa.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
DIREITO EMPRESARIAL
Um dos mais complexos nichos de atuação, o qual demanda não apenas conhecimento teórico, mas sobretudo experiência prática, primando pelas relações entre o empresário, a empresa e o mercado, atuando preventivamente, lastreado no conjunto de normas de direito privado que trata das relações empresariais e comerciais, considerando os fatores relativos, principalmente, aos funcionários, sócios, parceiros, consumidores, à concorrência, ao meio ambiente e às propriedades intelectuais e industriais. As atividades preponderantes são: regular a forma de constituição de empresa e sociedades empresariais, bem como as relações de títulos de crédito, contratos mercantis, relação concorrencial, locação empresarial, passivo trabalhista, falência e a recuperação de empresas, ações executivas, de cobrança e monitórias.
MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM
Inovador e com maior tendência do momento, vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional, porque se consistem em métodos alternativos de resolução de conflitos, evitando os desgastes que um processo litigioso judicial normalmente gera, preponderantemente para os clientes. De possível aplicação direta nas relações jurídicas, envolvendo as mais diversas categorias de pessoas, são métodos não judiciais de resolução de conflitos que evolvem interesses e problemas, utilizados como instrumentos de construção da cultura de pacificação social, buscando a desconstrução da litigiosidade, do enfrentamento e do confronto. Institutos alternativos àqueles que desejam resolver suas questões fora do Poder Judiciário, sem a necessidade de enfrentar muita burocracia e arcar com custos muito altos, salientando-se a confidencialidade como uma das principais, se não, a principal característica destes métodos
DIREITO CIVIL
A mais versátil e ampla área do direito. Trata do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada concernente às pessoas, aos seus direitos e obrigações, aos bens e às suas relações, enquanto membros da sociedade, laborando, na seara da responsabilidade civil, na obtenção de indenizações decorrentes de atos ilícitos, por danos à imagem, danos estéticos, danos morais, danos materiais e afins, alicerçados inclusive no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Ante aos direitos reais, assessoramento, elaboração, revisão e acompanhamento de demandas de contratos civis de compra e venda, locação, venda em consignação, hipoteca, penhor, troca ou permuta, assistência médica, consórcio, seguro entre outros. Recuperação de créditos através de medidas administrativas e judiciais, entre estas, propositura de ações de execução, ações de cobrança, ações monitórias, ações de busca e apreensão, habilitação de créditos e impugnação de créditos declarados. Enfim, propositura de medidas judiciais visando à proteção de direitos cíveis.
ATUAÇÃO NA ÁREA FAMILIAR E SUCESSÓRIA
Áreas intimamente ligadas na sua origem. No Direito de Família normas jurídicas estruturam, organizam e sobretudo, protegem as relações familiares, disciplinando direitos e obrigações de cada um de seus membros. No Direito das Sucessões regulam a transferência do patrimônio do falecido aos seus herdeiros, podendo essa transferência se dar em virtude de Lei ou de testamento, na grande maioria dos casos, evolvendo familiares. Tamanha a importância de ambas, que a Constituição Federal reconhece a família como a base da sociedade bem como o direito a herança. A atuação nestes ramos se dá em parceria é focada em divórcio extrajudicial e judicial, dissolução de união estável, partilha de bens, regulamentação de visitação, investigação de paternidade, pedido e revisional de alimentos, doação, interdição, inventário extrajudicial e judicial, testamento, partilha de bens, e afins.
DIREITO TRABALHISTA
A mais polêmica e movimentada área do direito brasileiro, cujas as alterações legislativas têm ocorrido com muita frequência. Atuação em parceria com outros profissionais na representação de empresas, e em alguns casos indivíduos, em disputas entre empregadores e empregados. Nos chamados “tempos de crise”, além dos trabalhadores, maiormente as empresas também estão buscando o advogado trabalhista, no anseio de orientações e tomadas de decisões assertivas, sobretudo com o foco mais prevencionista, se antecipando na adequação a legislação, evitando transtornos futuros: elaboração de defesas e acompanhamento processual, identificação de procedimentos administrativos inadequados e a adoção de medidas que reduzem a exposição da empresa a reclamações trabalhistas, produção de defesa administrativa junto aos órgãos fiscalizadores, alterações do contrato de trabalho, rescisão do contrato de trabalho, terceirizações, estabilidade no emprego, horas extras, o trabalhador e doenças profissionais, insalubridade e periculosidade e afins.
DIREITO CRIMINAL
A conveniência em sociedade exige que regras e valores, por serem de extrema importância, sejam preservados e, para tanto, criam-se leis para punir transgressões. Ao conjunto das normas que definem a conduta ofensiva e a respectiva punição, dá-se o nome de Direito Penal, ramo jurídico que trata dos crimes e suas penas. Atuação em parceria com outros causídicos no atendimento personalizado, após análise crítica do conjunto de normas cabíveis ao caso concreto, com lastro no escopo do Direito Criminal contemporâneo que atualmente vem regulando a vida e a atividade econômica das pessoas, sancionando condutas e fixando penas de ordem leve, grave e gravíssima no âmbito das relações interpessoais, comerciais ou empresariais que ofendam a lei ou ponham em perigo bens ou interesses juridicamente relevantes: defesa em inquérito policial e em ação penal, requerimento para revogação ou relaxamento de prisão, impetração de habeas corpus, pedido de liberdade provisória, revisão criminal, recursos em geral, pedido de instauração de queixa crime e afins.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
O Direito Previdenciário possui caráter eminentemente social, visando garantir os direitos básicos dos cidadãos no tangente à assistência social e à previdência social. Atuação em parceria ofertando serviços de consultoria, podendo resultar em representação administrativa e judicial na área previdenciária, na rastreio especializado ao direito de assistência previdenciária ao contribuinte, com possibilidade de direito ao gozo de benefícios a partir das contribuições à Previdência Social (INSS). Assessoramento às pessoas jurídicas com vistas as mais corretas tomadas de decisões no campo previdenciário. Oferta-se: aposentadoria por tempo de serviço, por idade, por invalidez, especial, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, revisão de valor dos benefícios, justificação judicial, indenizações por acidente de trabalho, análise contributiva, requerimento de benefícios previdenciários, justificação administrativa para prova de tempo de serviço, requerimento de certidão de tempo de serviço, pedidos de revisão de benefícios, recursos administrativos, entre demais.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Especialidade dentro da administração pública, o Direito Administrativo é uma área que abrange a constituição e o funcionamento dos órgãos de governo em qualquer esfera, seja municipal, estadual ou federal, tratando ainda, de questões que envolvem países, como os tratados internacionais. Atuação em parceria nas relações envolvendo pessoas e órgãos públicos e a sociedade, suportando demanda e projetos com o setor público ou sujeitos a ambientes regulatórios complexos: concepção e modelagem de projetos em parcerias público-privadas e concessões de serviços públicos, consultoria na execução de contratos de concessão, permissões e autorizações, acompanhamento, orientação e impugnações em licitações, avaliação e defesa dos interesses de clientes em processos administrativos em geral, inclusive aqueles promovidos no âmbito de agências reguladoras. Quanto a concursos públicos, propositura de ações que visem à nomeação de candidatos, nulidade de atos praticados, recursos administrativos e outras que se fizerem necessárias. Na defesa dos servidores públicos, labuta em processos administrativos disciplinares, acompanhando todo o trâmite do processo, realizando audiências e apresentando os recursos cabíveis.
ARTIGOS
FOTOS
ACOMPANHE:
Facebook
Instagram
Melotto & Rodrigues Advocacia - Todos os Direitos Reservados - © 2022